terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Estudando para o GRE (e os resultados)

Como tive que ir para Belo Horizonte fazer o IELTS, aproveitei a viagem e resolvi fazer o GRE também. Nas vésperas parecia meio loucura ter marcado as duas provas tão perto, mas no final das contas valeu a pena. Tipo Band-Aid sabe? 

Meu preparo para o GRE foi muito mais intenso que o preparo para o IELTS, mas ainda assim estudei mesmo na última semana. Nas primeiras três semanas segui um cronograma para estudar todos os capítulos do livro (já falo sobre) e na última foram mais exercícios, simulados e muitos vídeos no Youtube. 

O livro que usei foi o Cracking the GRE with 6 Practice Tests (2014). Existe um PDF do livro que é muito comum nos grupos mas eu não recomendo usar só isso. Primeiro, o livro mesmo é bem barato (vi recentemente por cerca de R$50) e o bom mesmo é o acesso que ele te dá aos simulados online da Princeton Review. O simulado deles tem um diferencial que é possuir a correção do Analytical Writing com direito a dicas dos avaliadores. Se não fosse o simulado online, não sei o que seria do meu Analytical Writing

O ponto negativo do simulado online deles é que é bem mais fácil que os outros simulados que tentei então, fica a dica. Na última semana fiz os seguintes simulados:
Acho uma etapa essencial fazer o simulado de verdade (com os tempos iguais ao da prova, etc). Mas não se desespere se for mal no simulado (fiquei assim ao fazer o simulado da ETS), ir mal no simulado não significa ir mal na prova. E claro, ir bem no simulado não significa ir bem na prova. O bom é se preparar conforme o estilo da prova e saber seus pontos fracos, descobrir as melhores estratégias, etc. 

Com o Cracking eu consegui rever todo o conteúdo de matemática mas a parte do vocabulário, essa foi mais complicada. Não conseguir ver todas as listas nem achar uma estratégia muito boa para decorar o vocabulário (tentei flash cards, ler várias vezes, etc). O que achei melhor no final foi o aplicativo para celular da Magoosh que são flash cards. O que eu fiz é ir lista por lista e usar as palavras para formar um texto (virava uma história louca, mas o foco era usar todas as palavras em uma frase). Acho que ajudou um pouco, mas, a julgar pela minha nota do verbal, poderia ter sido melhor. 

Também não consegui ver todas as listas do aplicativo já que meu foco era a matemática. Para a parte de matemática (Quantitative), fiz todos os exercícios do livro e também alguns exercícios no Grockit. Lá eles separam os exercícios em temas e te mostra a área que você precisa melhorar, o que é bem interessante. Também existem exercícios para o verbal mas, como disse, não era tanto o meu foco. 

Por fim, além do livro, dos simulados, dos exercícios e do aplicativo para vocabulário, minha última ferramenta de estudo foi o Youtube (como sempre). Gostei muito dos vídeos Grockit e do Greenlight Test Prep. Nos dois dias anteriores a prova vi todos os vídeos do Greenlight (mesmo os que já tinha visto), só para rever todos os assuntos. Também assisti um vídeo ou outro de canais diferentes, mas os principais (e melhores) foram estes. 

Então resumindo 1 mês de preparo (lembrando que a última semana foi uma semana de estudo GRE + IELTS):
  • Cracking the GRE: 3 semanas.
  • Simulados: 1 no começo, 1 no meio e cerca de 3 na última semana.
  • Exercícios: 4 semanas.
  • Aplicativo: 2 semanas finais. 
  • Vídeos: Última semana. 
E o resultado:
  • Verbal Reasoning: 156 (meta era 160).
  • Quantitative Reasoning: 162 (meta era 160).
  • Analytical Writing: 5.0 (meta era 4.0-5.0). 
Boa sorte a todos! E evite...


Metade do caminho é vencer a batalha psicológica da prova e do tempo. A outra metade é conhecimento. 


Veja mais:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Série de Vídeos: Mestrado Erasmus

Como estou de férias no Brasil, resolvi usar o tempo livre para gravar alguns vídeos sobre a minha experiência deste primeiro ano no Erasmu...