sábado, 9 de abril de 2016

Tirando o visto francês estando no Reino Unido [Getting a french visa while in the UK]

Essa semana, a última das minhas "férias" decidi tirar meu visto francês. Na segunda-feira tivemos uma reunião com os responsáveis pela universidade na França e já na terça-feira decidi tirar o visto. Antes eu havia decidido por tirar o visto apenas no Brasil mas com as Olimpíadas na mesma época, sabe-se lá como as coisas estarão, achei melhor tirar aqui. 

Uma outra grande diferença é que tirando o visto aqui eu não precisei passar pelo processo do Campus France e pude tirar o visto direto. Se você está tirando o visto francês (para estudantes) do Brasil, achei alguns vídeos no Youtube que podem ajudar: 
Pelo visto, o processo é um pouco mais complicado quando envolve o Campus France, mas como eu não tirei o visto dessa forma não sei dizer como é de fato. Bom, vamos falar então de como tirar o visto estando na Inglaterra (morando, não pode tirar se você for turista aqui apenas). 

1. Se cadastrar no site do TLScontact. O processo é simples, não tem mistério nenhum. 

2. Preencher o formulário online. Eles pedem dados básicos: 
  • Tipo de visto requerido, nome, dados do seu passaporte. 
  • Dados da universidade que você estuda na Inglaterra (ou do seu empregador, etc), dados do seu visto para morar na Inglaterra (ou do BRP para alguns) e seu endereço aqui. 
  • Dados da sua universidade (ou equivalente) na França.
  • Dados financeiros. 
Não demorei mais que 30min preenchendo o formulário, mesmo conferindo inúmeras vezes.

3. Validar seu formulário.

4. Marcar o dia e horário para tirar o visto. No meu caso, eu preenchi tudo na terça-feira e consegui um horário já para quinta-feira 08:30. Eles manda um email com a confirmação do seu horário (você deve imprimir) e um mapa para chegar ao local (é bem fácil).

5. Juntar todos os documentos necessários. No meu caso foram (lista completa aqui):
  • Duas fotos 3,5cm x 4,5cm com fundo branco. tiradas a menos de 3 meses.
  • Dois formulários "long stay visa application form" preenchidos. É praticamente o mesmo que o formulário online. Ps: Se você errar, preencha outro (ou eles farão você fazer isso lá na hora). 
  • OFII form preenchido. É o formulário que será carimbado e que você terá que entregar às autoridades francesas (não sei bem ainda como funciona) quando chegar na França. O formulário é em francês mas é super fácil de preencher, sendo possível encontrar "tutoriais" online (eu usei este).
  • Passaporte atual (original e cópia). 
  • Passaportes antigos (original apenas).
  • BRP ou, no caso de brasileiros, uma cópia da sua página de visto no passaporte (original e cópia).
  • Comprovação das atividades na Inglaterra (original e cópia). No meu caso foi um documento da universidade dizendo o curso que estava matriculada e alguns detalhes do curso. 
  • Comprovação de que você tem como se manter na França (original e cópia). No meu caso foram os documentos da minha bolsa Erasmus. Chegando lá eles me pediram extratos bancários e disseram que eu poderia levar mais tarde, no entanto a moça foi verificar e viu que na verdade não era necessário no meu caso. Na dúvida, leve! 
  • Registro na universidade francesa com dados do curso (original e cópia).
  • Diploma (original e cópia). 
  • Cover letter explicando seu projeto. No meu caso, eu não fazia idéia do que escrever pois não tenho um projeto, então expliquei um pouco sobre o programa que estava participando. A moça no TLS aceitou e não disse nada, então imagino que esteja ok.
  • Comprovação de acomodação na França pelos primeiros 3 meses (original e cópia). Este foi o meu maior problema pois não tenho ainda onde morar na França! No entanto, como ficaremos na universidade durante o integration module do nosso programa, a coordenadora do programa escreveu uma carta dizendo que eu moraria na universidade. Apesar de não ter um endereço certo, a moça do TLS disse que acredita que esta carta seja o suficience. Ela também disse que geralmente, se houver problemas, para o meu tipo de visto eles entram em contato com a pessoa exigindo documentos adicionais e não negam de cara. 
6. Comparecer ao seu appointment. No vídeo ao final deste post eu mostro um pouco do meu dia, como foi e algumas dicas. O processo no geral é:
  • Chegar lá e ficar na fila.
  • Passar pela segurança (raio X etc).
  • Ficar na fila.
  • Entregar seus documentos no primeiro balcão que então irá te encaminhar ao atendendo adequado.
  • Esperar.
  • Ser chamado por um atendente e entregar todos os seus documentos (eles verificam tudo na hora e se tiver algum problema eles avisam).
  • Esperar na fila.
  • Pagar (ps: estudantes Erasmus não pagam visa fee!).
  • Esperar na fila.
  • Cadastrar as impressões digitais.
  • Done!
7. Esperar seu lindo visto (ou não né?)!

Ainda não tenho meu visto, mas eu atualizo o post dizendo o que aconteceu assim que souber.

----  English now! ----

This week, the last of my "break", I decided to apply for my French visa. On Monday we had a meeting with those responsible for the university/program in France and already on Tuesday I decided to apply. Before I had decided to apply only in Brazil but with the Olympics at the same time, who knows how things are, I thought I'd get that done here and be over with it. 

Another big difference is that applying for the visa here I did not have to go through the Campus France process. I am not sure if this is the same for every nationality so please do double check for your specific case (the same goes for anything else written here).

Apparently, the process is a little more complicated when it involves Campus France, but as I did not apply this way I can't say how or how much. Well, let's talk then of how to get the visa being in England (living, you can't apply if you are here as a tourist).

1. Register at the TLScontact website. The process is simple, no mystery.

2. Fill in the online form. They ask some basic questions:
  • Type of visa required, name, your passport information.
  • British university information (or your employer, etc.), your visa information that allows you to live live in the UK (or BRP for some) and your address here.
  • Information from your university (or equivalent) in France.
  • Financial information.
It did not take me more than 30 minutes to fill out the form, even after checking 5.000 times for mistakes.

3. Validate your form.

4. Select the day and time to apply. In my case, I filled all the forms on Tuesday and got an appointment for Thursday 08:30. They send an email with confirmation of your time (you must print) and a map to reach the site (it's easy).

5. Collect all the necessary documents. In my case were (full list here):
  • Two 3.5cm x 4.5cm photos with a white background. taken within the last 3 months.
  • Two forms "long stay visa application form" filled. It is practically the same as the online form. Ps: If you make a mistake, fill out a new form (or they will make you do it there during your appointment).
  • OFII form filled. It is the form that will be stamped and you will have to hand over to the French authorities (I do not know yet how it works) when you arrive in France. The form is in French but it's super easy to fill, and you can find "tutorials" online (I used this one).
  • Current passport (original and copy).
  • Old passports (original only).
  • BRP or, in the case of Brazilians (and a few other nationalities), a copy of your visa page on your passport (original and copy).
  • Proof of activities in the UK (original and copy). In my case it was a document from the university saying the course was enrolled and some details of the course. 
    • For EPH people: Get it at CiCS. 
  • Proof that you have anough funds to support yourself in France (original and copy). In my case these were my Erasmus documents. Once there they asked me bank statements and said I could bring later, however the lady double-checked and saw that it was not really necessary in my case. In doubt, take the bank statements!
  • Registration in the French university with course data (original and copy). 
    • For EPH people: The letter we got from Marion.
  • Diploma (original and copy).
  • Cover letter explaining your project. In my case, I had no idea what to write because I do not have a project, then I explained a little about the program that was I participating in. She accepted it and not say a word, so I guess it is ok.
  • Evidence of accommodation in France for the first three months (original and copy). This was my biggest problem because I still have no place to live in France! However, as we would be at the university during the integration module of our program, the coordinator of the program wrote a letter saying that I would be living at the university. Despite not having a specific address, the TLS lady said she believes this letter is the enough. She also said that generally, if there are problems, for my type of visa they contact the applicant requiring additional documents and do not deny straight away.
6. Go to your appointment. In the video the end of this post I show a little about my day and share some tips. The overal process is:
  • Go out there and stand in line.
  • Go through security (x-ray etc).
  • Queuing.
  • Deliver your documents at the first counter which will then refer you to the appropriate attendant.
  • Wait.
  • Get called by an attendant and deliver all your documents (they check them and if you have a problem they let you know).
  • Queuing again.
  • Pay (ps: Erasmus students do not pay visa fee!).
  • Queuing.
  • Registering fingerprints.
  • Done!
7. Wait for your lovely visa (or not right?)!

I do not have my visa yet, but I update the post saying what happened once I know.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Série de Vídeos: Mestrado Erasmus

Como estou de férias no Brasil, resolvi usar o tempo livre para gravar alguns vídeos sobre a minha experiência deste primeiro ano no Erasmu...