sábado, 26 de setembro de 2015

Police Registration no Reino Unido

Para os desavisados, todos os brasileiros (todos? acredito que sim) com visto tier 4 devem se registrar na polícia em no máximo 7 dias após sua chegada no país. Na verdade, não só brasileiros, mas estudantes dos seguintes países:
Afghanistan, Algeria, Argentina, Armenia, Azerbaijan, Bahrain, Belarus, Bolivia, Brazil, China (inc. Hong Kong & Macao), Colombia, Cuba, Egypt, Georgia, Iran, Iraq, Israel, Jordan, Kyrgyzstan, Kuwait, Lebanon, Libya, Moldova, Morocco, North Korea, Oman, Palestine, Peru, Qatar, Russia, Saudi Arabia, Sudan, Syria, Tajikistan, Tunisia, Turkey, Turkmenistan, United Arab Emirates, Ukraine, Uzbekistan & Yemen.
Qual o motivo deste registro? Claro, não achei nenhum lugar explicando exatamente por que pessoas destes países precisam se registrar... mas podemos imaginar.

Para registrar é necessário levar os seguintes documentos:

  • Overseas Visitor Registration Form (eu levei impresso, mas na universidade eles tinham cópias em branco para preencher);
  • Passaporte original e visto;
  • BRP (eu não tenho um BRP, talvez no futuro eles implementem para brasileiros);
  • Duas fotos (tamanho passaporte);
  • Seu CAS;
  • E... o valor da registration fee em dinheiro (£34). Tinha que ter uma taxa né?
O que eu não sabia é que nesta época do ano a regra dos 7 dias não é válido e os estudantes podem se registrar diretamente nas universidades nos dias/locais determinados. No caso da University of Sheffield seria no dia 23-25 de Setembro ou 2/5 de Outubro. A vantagem de registrar na universidade é que você recebe lá mesmo o Police Registration Certificate (PRC) e, quem se registra na polícia direto, recebe o PRC pelo correio 30 dias depois. Como eu não sabia da regra de que a regra dos 7 dias não é válida, fui na polícia tentar me registrar antes dos meus 7 dias e eles me orientaram a esperar para fazer o processo todo na universidade. 

O que fazer com o PRC? Deixar ele bonitinho e guardadinho em casa, exceto quando for sair do país. Caso seja parado na rua, temos até 48h para apresentá-lo. Caso você mude de endereço (ou fique fora por mais de 2 meses), mude de universidade ou curso, mude de ocupação, mude de estado civil, tenha um filho, mude de visto ou mude de passaporte, você deve se apresentar na polícia para atualizar seu PRC.

O que acontece se eu não me apresentar ou não notificar a polícia de alguma mudança? A multa é nada mais nada menos do que míseras £5.000 e/ou prisão (6 meses). Veja o Immigration Act 1971, Section 26(1). 

Pois é, você achou que depois de pagar uma fortuna no visto suas despesas acabariam? Engano seu. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Série de Vídeos: Mestrado Erasmus

Como estou de férias no Brasil, resolvi usar o tempo livre para gravar alguns vídeos sobre a minha experiência deste primeiro ano no Erasmu...