quinta-feira, 20 de março de 2014

Ciência sem Fronteiras - Mestrado Profissional - Críticas

Sempre acompanho as notícias do Mestrado Profissional (EUA) do Ciência sem Fronteiras pois penso em tentar ano que vem. Minha maior preocupação com esse edital foi confirmada hoje quando algumas pessoas receberam do IIE uma lista de possíveis universidades que poderiam tentar uma vaga.

Como o edital está "atrasado" em relação às universidades americanas, muitas já não tem mais vagas ou seus processos seletivos já não estão mais abertos. O problema disso é que limita muito a chance de um aluno entrar em uma universidade boa e é o que mais me preocupa em tentar o próximo edital. Imagina gastar todo o dinheiro que o processo exige (provas, traduções juramentadas, etc) e ai conseguir uma vaga apenas em um curso ruim? 

Acredito que o governo deveria estabelecer uma lista de universidades aceitáveis pois é um investimento alto por aluno (não sei exatamente mas acredito que mais de US$100.000). No caso do mestrado em saúde pública existem ótimos cursos no Brasil como o da Escola Nacional de Saúde Pública. Quem sabe fosse melhor investir em mais bolsas para esse programa ou aumentar o valor das bolsas (pois morar no Rio é bem caro)? 

O CsF Mestrado Profissional ainda existiria para cursos bons no exterior como é o caso do mestrado em Saúde Pública da Columbia ou Johns Hopkins por exemplo, ou para cursos que de fato não existem no Brasil (mas ainda assim, só aqueles em universidades boas ou que sejam destaque em suas áreas).

Acho o Ciência sem Fronteiras um ótimo programa mas não acho certo gastar tanto dinheiro público para que o aluno tenha uma formação inferior no exterior. Bom, caso o próximo edital venha mais cedo talvez esse problema não exista mais, ou diminua ao menos, pois ainda haverão vagas nas melhores universidades. 

O que acham disso? Continuar pagando para alunos estudarem em cursos não tão bons no exterior ou investir nos cursos nacionais? Será que a experiência no exterior compensa mesmo assim? Será que o problema mesmo são as datas dos processos ou será outro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Série de Vídeos: Mestrado Erasmus

Como estou de férias no Brasil, resolvi usar o tempo livre para gravar alguns vídeos sobre a minha experiência deste primeiro ano no Erasmu...