domingo, 16 de março de 2014

Vulcão Irazú

Exatamente uma semana atrás fui passear. Paguei um tour para visitar o vulcão Irazú (o mais alto vulcão ativo da Costa Rica) e alguns outros lugares (que eventualmente vou escrever sobre). Confesso que visitar um vulcão foi bem diferente do que eu esperava, e provavelmente o que eu esperava era na verdade uma ilusão. Claro que eu sabia que eu não iria ver um vulcão soltando uma gosma vermelha por todos os lados e as pessoas do outro lado de uma cerca olhando, mas algo que pelo menos parecia um vulcão? 

Acho que todas as fotos do vulcão com o lago verde (foto acima) me fizeram acreditar que era isso que eu iria ver, e era isso que eu esperava. Alias, quando eu era menor eu tinha a impressão que o líquido verde na verdade era a lava que em contato com o oxigênio ficava verde e que nos filmes eles só faziam ela vermelha para parecer fogo. Que imaginação. 

Na verdade, o lago secou tem mais ou menos 3 anos. Dessa forma, tudo que é possível ver é a cratera. Mas... mas... nem por isso o passeio deixou de ser legal. E agora vou "começar do começo". 

A subida para o vulcão é enorme e ver pessoas subindo de bicicleta impressiona qualquer um. Aquela história que fica mais complicado respirar em altas altitudes (no caso do Irazú são 3.432m) é verdade, ou pelo menos foi para o meu psicológico. Imagina pedalar cerca de 40km (da base até o topo) nestas condições? O bom deve ser parar no caminho para ver todos os detalhes, mas para quem vai de carro próprio isso é possível também. Com certeza minha mãe ia adorar parar em todas as barraquinhas com frutas locais que existem no caminho, e eu adoraria parar no Sanatorio Durán. O Sanatório Durán foi fundado em 1918 para tratar pessoas com tuberculose e fechou quando a mortalidade por tuberculose começou a diminuir. Hoje em dia é possível pagar uma pequena taxa para visitar o local e, de acordo com o nosso guia, é um dos principais locais na Costa Rica para investigações paranormais. 

Ainda na subida é possível ver a Cordillera de Talamanca com um dos principais picos da Costa Rica, o Cerro Chirripó com 3.820m. 

Mais ou menos no meio do caminho

Chegando no Parque Nacional Volcan Irazú é necessário pagar uma taxa de $10 para entrar e dali é só mais uma pequena subida até chegar na área destinada ao estacionamento. Do estacionamento até as crateras é uma micro-caminhada. A primeira cratera a se ver é a Playa Hermosa que parece mais um campo com grama do que uma cratera de um vulcão. 

Dentro da cratera Playa Hermosa

A segura cratera a se ver é a Diego de la Haya e essa de fato já se parece um pouco mais com uma cratera de vulcão (talvez pelo fato que eu não podia ir até lá e sentar no chão).  

Cratera Diego de la Haya

A última é a cratera principal e de todas as que vimos é a que mais parece com um vulcão. Acho que isso se deve ao fato dela se chamar Main Crater (derr!) e que de cima não é possível ver o fim da cratera. 

Main Crater

Achei bem interessante, especialmente considerando que essa foi só uma parte do passeio. Quebrei todas as minhas ilusões do que seria um vulcão mas no fim acho que a realidade é ainda mais interessante e me deixou mais curiosa ainda sobre vulcões de uma forma geral. Secretamente eu esperava que o vulcão fosse ter alguma atividade enquanto eu estivesse lá (mas no fundo não, claro!) só para ver como é de verdade. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Série de Vídeos: Mestrado Erasmus

Como estou de férias no Brasil, resolvi usar o tempo livre para gravar alguns vídeos sobre a minha experiência deste primeiro ano no Erasmu...