domingo, 17 de janeiro de 2016

Como é entregar um trabalho numa universidade inglesa?

Você deve estar ai pensando, mas como assim, não é só entregar o trabalho no dia da aula e pronto? Não, não mesmo. Nem perto disso. Aqui na University of Sheffield existe um sistema online chamado Turnitin (acredito que existe para diversas universidades, mas não sei ao certo quais).


O que acontece? Bom, algum tempo antes de entregar o trabalho, você pode usar o sistema para verificar se tudo está ok em termos de plágio. No sistema online da universidade você faz o upload do seu arquivo e o Turnitin te devolve com uma análise. 

O sistema de "draft" (este das imagens) é praticamente igual ao sistema original. A maior diferença é que neste caso é possível fazer diversos uploads (um por vez) para que seu trabalho seja analisado. No sistema "final", você apenas faz o upload da versão final do trabalho e pronto. 

Como podem ver acima, o primeiro passo é colocar o título do trabalho. No meu caso coloquei Draft 3, pois era a terceira vez que estava analisando meu documento. No caso da submissão oficial este título seria o seu número de registro na universidade. Nada, nada, na universidade vai com o seu nome (a parte em cinza fica registrada no sistema apenas, não aparece para o professor). Isso é feito para evitar qualquer viés que o professor/corretor possa ter em relação à alunos específicos, por exemplo. 

O segundo passo é verificar que todos os dados estão corretos para a submissão. Isto é: autor, o título do trabalho, o título do documento (vai que você anexou o documento errado), o número de páginas/palavras/caracteres. Além disso, você tem um preview do trabalho para que possa verificar, pela enésima vez, que é o arquivo correto. Para o draft isso não é tão importante mas para a submissão final, é muito. 

No caso dos drafts, a primeira vez que você submete, o sistema responde em cerca de 5 minutos com a análise de similaridade (veja ao lado). O ideal é que o trabalho fique com até de 20% de similaridade mas isso varia muito pois, por exemplo, quem usa trechos de textos com as devidas referências terá uma % alta. O importante é colocar referências para tudo que estiver no texto. 

Isso é extremamente importante na Inglaterra! Plágio é algo muito, muito, muito sério aqui e temos uma palestra obrigatória de 1h na primeira semana de aula sobre o que é plágio, como evitar e o que acontece com quem o faz (não é coisa boa mas varia de caso a caso - o pior caso é ser expulso da universidade). 

Pois bem, o relatório é apresentado como na imagem abaixo. As passagens iguais são marcadas com cores específicas e aparecem ao lado com a devida fonte. Como, por exemplo, todos os trabalhos da universidade apresentam esta capa, logicamente será considerado uma cópia. É por estas e outras que uma porcentagem de similaridade é aceitável. 



 Finalmente, a cada submissão um relatório é gerado e enviado por email. É importante guardar cada email pois eles servem como prova de que você entregou o trabalho. 



 No geral, é um sistema que eu considero muito inteligente. Para quem vem estudar aqui, é bom que se acostumem não só com o sistema online mas com todas as regrinhas e, principalmente, a lidar com estas questões de plágio/afim. No Brasil quase nunca tive que fazer trabalhos escritos mas as vezes em que tive, era um sistema normal que consistia em imprimir e entregar, só. 

É isso ai, agora, de volta aos trabalhos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Série de Vídeos: Mestrado Erasmus

Como estou de férias no Brasil, resolvi usar o tempo livre para gravar alguns vídeos sobre a minha experiência deste primeiro ano no Erasmu...