terça-feira, 5 de janeiro de 2016

O (quase) fim de semestre e a vida em Sheffield

O (quase) fim de semestre

Depois de deixar o blog de lado um pouco, volto para contar como foi este semestre. Tudo bem, o semestre ainda não acabou pois o sistema aqui é um pouco "estranho", é um sentimento estranho de que acabou mas não acabou. O que acontece é que na verdade as minhas aulas acabaram nesta sexta-feira (18), mas as provas ocorrem entre 18 de Janeiro e 6 de Fevereiro. 

No meu caso, terei provas nos dias 1 e 2 de Fevereiro e trabalhos (papers) a entregar no dia 18 de Janeiro (online). Até o momento tive apenas uma prova, um midterm, e o esquema é parecido com o do Canadá para final exams e o mais próximo no Brasil acredito que seja o vestibular. Você não pode entrar com nada na sala, a calculadora tem que ter o selo da universidade (dizendo que é um modelo autorizado), etc etc. Fora isso, também tive uma apresentação de trabalho em grupo mas foi bem tranquilo, a única diferença grande que vi é que as apresentações tem horário marcado e apenas os avaliadores podiam ver as apresentações (isto é, os outros alunos não participam). 

Neste meio tempo a temperatura foi abaixando... e até chegou a nevar. Logo depois as coisas voltaram ao "normal" e agora o clima está até agradável (para padrões Inglaterra). Também tive a oportunidade de ver a instalação do novo chancellor (como se fosse o reitor) da universidade, a primeira vez que University of Sheffield tem uma mulher neste cargo. É um evento super tradicional que conta com a presença do prefeito, dos nobres de Sheffield (isso mesmo) e vários rituais específicos para a ocasião. Foi bem interessante.

A vida em Sheffield

Fora da universidade, a vida também acontece e eu não contei quase nada aqui. Chegando em Sheffield as pessoas do meu curso se apegaram bastante. Contei um pouco das nossas atividades neste post. Logo em Outubro fomos ao Peak District, uma região muito bonita aqui onde moramos. Existem muitas trilhas possíveis e só fizemos uma delas (com direito a picnic no meio do caminho) então quando esquentar novamente... o plano é voltar ao Peak District.
Em Outubro começou também a temporada de pub quizzes (minha, claro). O primeiro foi o Friends TV Quiz Night e fomos muito mal, não estava nada preparada e meu time também não. Já o segundo... Frozen Quiz no começo de Dezembro. Acho que teoricamente seria para crianças mas lá fomos nós, tendo estudado e tudo. O time: Rael, Antonio, Akash, eu. Não é que ganhamos? O prêmio foi um daqueles bonecos de papelão da Ana & Elsa e outro do Olaf. Claro, o Olaf é meu preferido e todos ficam lindos na nossa sala de estar (só o Rael não mora conosco).

Empolgados, no final de semana seguinte resolvemos participar do Big Fat Quiz of the Year! O prêmio: uma TV 48" 4K Ultra HD. Todos falaram "Nunca vamos ganhar!" mas consegui convencer todos a participar pois na pior das hipóteses seria divertido certo? O time: Rael, Antonio, Akash, Rudy, James, eu. Pois bem, não é que ganhamos? Sim, a linda TV agora enfeita a nossa sala de estar, junto com o Olaf.

Ok, voltando para Outubro. O semestre continuou com muitos encontros entre o pessoal do curso, aniversários (inclusive o meu), filmes na universidade, palestras, reuniões, etc. Alias, tivemos até um tour por Sheffield conhecendo o jardim botânico, parques, etc. Em Novembro começou a temporada de "eventos especiais". O primeiro deles foi Diwali Night, um dia especial para hindus. Também foi o primeiro dia em que saímos como "casa" (os 6), e acho que o único na verdade. Demorou um pouco (umas 4-6 semanas) mas finalmente passamos a conviver como pessoas que moram juntas. O segundo grande evento foi o UNICEF Match for Children, em Manchester (Old Trafford). No dia anterior houveram os ataques em Paris e muitos jogadores decidiram não participar (alias, quase cancelaram o jogo com medo de um ataque - o príncipe estava lá), como Zinedine Zidane, mas ainda pude ver David Beckham (& filho), Cafú e Ronaldinho. Além disso, o jogo contou com apresentações por Andrea Bocelli e Rita Ora. Uma ótima forma de passar o aniversário não é? Ajudando a UNICEF, vendo um jogo como este e apresentações como estas. Mais sobre a iniciativa do David Beckham aqui.

Continuando. O terceiro evento da série "eventos especiais" foi o Disney on Ice Worlds of Enchantment no final de Novembro. Foi a primeira vez que vi uma apresentação de patinação no gelo e achei incrível. Gostei tanto que deu origem ao quarto evento, Peter Pan on Ice, no começo de Janeiro. Dessa vez tive que ir a York então aproveitei para conhecer a cidade muito bonitinha, murada, e é a tradicional cidade do condado de Yorkshire.

Pois bem, o resto do semestre foi dedicado aos estudos e trabalhos a serem entregues, aos amigos do curso e ao pessoal da casa (ficamos mais próximos na época do meu aniversário, um pouco antes). Agora estamos na nossa época de "falsa-férias" (como já expliquei), aproveitei para passar o Natal com a família (tios, primos e a família do marido da minha prima) e uns tempos em Praga! Acho que a cidade sentiu que eu viria e resolveu nevar, ficando ainda mais bonita (e escorregadia).

Tentei adiantar um pouco os trabalhos e os estudos, mas ainda terei um longo mês pela frente. Por enquanto, vou tentar relaxar e recuperar as energias.

Espero que todos tenham tido um ótimo Natal e que o novo ano traga felicidades!

Ps: Ficou confuso? Tentei resumir um semestre em poucas linhas, complicado né. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Série de Vídeos: Mestrado Erasmus

Como estou de férias no Brasil, resolvi usar o tempo livre para gravar alguns vídeos sobre a minha experiência deste primeiro ano no Erasmu...