quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Certificado Internacional de Vacinação - É necessário!

Sempre que ouvi falar da Certificado Internacional de Vacinação, ouvi dizer que na verdade ninguém pedia. Provavelmente as fontes que procurei eram péssimas ou a situação simplesmente mudou muito. Mas por experiência, para vir para a Costa Rica pelo menos, é super necessário! Nem estava esperando mas na hora de fazer o check-in para meu vôo para cá, me pediram a carteirinha. Alias, uma alemã que estava no mesmo vôo (ou deveria estar) foi negada na hora do check-in pois esqueceu de vacinar (ou de fazer a carteirinha, não sei detalhes). 

Chegando na Costa Rica mesmo ninguém me pediu nada apesar de todo meu estresse para deixar tudo certinho e ter todos os milhares de papéis em mãos caso pedissem. Nem sequer troquei uma palavra (exceto Gracias no final) com o moço, ele simplesmente pegou meu passaporte e o formulário preenchido, carimbou o passaporte e pronto. Acho que a parte da vacina eles nem se preocupam pois as empresas já verificam o documento. 

Existe uma lista bem grande de países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela então vale a pena conferir. Veja aqui a lista (ps: todo país com o Yes na coluna do meio é um país que exige a vacina de brasileiros). Pessoalmente já estive no Paraguai (bom, por uns 10min estive lá) e não me pediram um documento sequer, nem mesmo passaporte/RG. Se alguém possuir experiência em qualquer um destes outros países e puder comentar. Mesmo que viajar para um destes países não esteja nos seus planos em um futuro próximo, as vezes vale a pena emitir o certificado pois ele dura 10 anos e nunca se sabe. O processo todo é de graça então caso você já para uma cidade com um Centro de Orientação ao Viajante não custa nada (mesmo) já providenciar isso. Veja aqui onde existem Centros (ps: o site fica instável as vezes).

Para emitir o Certificado Internacional de Vacinação é necessário ir pessoalmente a um Centro de Orientação ao Viajante e levar documento original, oficial e com foto (RG ou passaporte, por exemplo) e comprovante de vacinação/cartão de vacinas original (ouvi dizer que em alguns você pode vacinar na hora mas no caso do centro de BH é necessário ir com a vacina já tomada, vale a pena ligar no centro que pretende ir e perguntar o procedimento). Fiz o pré-cadastro (aqui - vá em "Para agilizar o seu atendimento faça o cadastro no site") recomendado pois isso torna o processo no posto mais rápido. Quando fui foi bem tranquilo mas não sei se normalmente existe uma fila.  

Não esqueça de se planejar para tomar a vacina (meu erro) caso o posto escolhido não faça isso. Já com a passagem comprada para BH, fui em um (ou vários) posto de Juiz de Fora para então descobrir que a vacina estava em falta por mil e uma razões. Felizmente, consegui no último dia possível mas tive que ir 8h da manhã para conseguir vacinar uma vez que a vacina chegava e logo acabava. Outro fator importante é que a vacina deve ser tomada 10 dias antes da viagem, mais um motivo para deixar tudo certo para caso uma oportunidade surja.

    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Série de Vídeos: Mestrado Erasmus

Como estou de férias no Brasil, resolvi usar o tempo livre para gravar alguns vídeos sobre a minha experiência deste primeiro ano no Erasmu...