sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Museo del Oro Precolombino / Pre-Columbian Gold Museum (com vídeo)

Já me estabeleci na cidade (bom, tenho telefone celular e comida) então resolvi sair para começar a aproveitar um pouco e conhecer San José melhor. Escolhi visitar o Museo del Oro Precolombino pois foi bem recomendado e... estava a fim de visitar este museu. Ele fica perto do Teatro Nacional e alguns outros pontos legais da cidade. Alias, com a entrada do Museo del Oro Precolombino é possível visitar o Museo Numismático que, apesar de bem menor, tem uma coleção bem legal de moedas e notas antigas da Costa Rica. 

O museu conta com uma vasta coleção de objetos, mais de 1600, e são muito interessantes. Meus preferidos são os objetos em formato de animais pois pode-se ver o trabalho de cada peça e também, pelas explicações, os significados de cada animal na cultura local. 

Além de mostrar as peças, o museu vai além e explica o processo de fabricação das peças e o que, a existência de cada objeto, diz sobre a sociedade naquele momento. Eles explicam que por serem peças consideradas complicadas isso indica que a sociedade era avançada e dividida em especialidades. O museu também conta com um modelo de como seria um assentamento regional naquela época (fotos no vídeo). 

O investimento para nós estrangeiros não é tão alto, sendo de 4000 colones para estudantes (cerca de $8 na cotação atual) ou 5500 colones para adultos (cerca de $11). Você pode visitar de 9h15min às 17h, sendo que eu pessoalmente levei cerca de 2h para percorrer o prédio todo. Confira o site para possíveis atualizações nos horários e preços.  

No geral achei muito interessante e que vale a pena a visita! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Série de Vídeos: Mestrado Erasmus

Como estou de férias no Brasil, resolvi usar o tempo livre para gravar alguns vídeos sobre a minha experiência deste primeiro ano no Erasmu...