domingo, 23 de fevereiro de 2014

Ballet Bolshoi no UCI Cinemas - Não vá!

Hoje, depois de um tempo tentando convencer alguém da minha família a ir, fui no cinema ver o Ballet Bolshoi: Jóias. Que decepção! Não, o problema não foi o ballet propriamente dito (tá, também não foi o melhor do mundo mas achei legal) mas o cinema. Aqui em Juiz de Fora está passando no UCI (veja sobre) mas não sei se é exclusividade deles ou se outros cinemas também passam os shows. 

Ps: Minha crítica é ao Ballet Bolshoi: Jóias, já que nunca vi nenhum dos outros para dizer com certeza. Deixo como alerta apenas. 

O primeiro enorme problema é que todos os comentários/entrevistas/etc são feitos apenas em inglês, francês e russo (acho que é russo pelo menos). Não, não tem legenda nem nada. Se você não sabe inglês você fica boiando uma quantidade razoável de tempo (chuto uns 40min no total). Mesmo que você saiba francês, nem tudo é traduzido então também não adiantaria. O que mais me impressiona é que na divulgação (veja aqui) eles não comentam nada sobre a necessidade de saber falar inglês. Claro, não é essencial pois se você vai ver um ballet o mais importante é a dança mas se você paga caro por um "show", acho legal poder aproveitar tudo. 

Outro problema é que apesar do show não ser ao vivo (no folheto do cinema fala que não é), é "como se fosse" (da pior forma possível). Antes de começar você passa cerca de 5-10min vendo as pessoas entrarem no teatro e, além disso, você conta com os mesmos intervalos que a platéia. Isto é, houve uma pausa de 15min e depois uma de 18min entre uma parte e outra. É nesse momento que eles colocam as propagandas dos outros espetáculos (que se repetem em ambos os intervalos, ou seja, se você leu da primeira vez da segunda você fica no tédio) e as entrevistas (em russo ou inglês). Eu pessoalmente não gosto desses intervalos mesmo no teatro, no cinema então, quando eu não tenho nada para fazer (literalmente), fica pior ainda.  

Um problema que provavelmente é exclusivo do cinema de Juiz de Fora é que a tela estava manchada de amarelo então, quando aparecia uma cena de fundo claro ou uma roupa mais claro, tudo ficava manchado de amarelo.

Toda essa diversão por apenas R$60 por pessoa (em Juiz de Fora pelo menos). Felizmente eu e minha mãe pagamos meia entrada... pelo menos. Pelo menos serviu para me incentivar a ver o espetáculo de verdade, lá na Rússia, um dia. Eu, que achava a idéia legal por trazer coisas diferentes que normalmente não seriam acessíveis, me decepcionei.

Você viu algum ballet ou ópera no cinema? O que achou?      


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Série de Vídeos: Mestrado Erasmus

Como estou de férias no Brasil, resolvi usar o tempo livre para gravar alguns vídeos sobre a minha experiência deste primeiro ano no Erasmu...