quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Erasmus - Europubhealth - Fase 1

Já falei um pouco sobre o Erasmus no meu outro blog (veja aqui), mas aqui vou contar minha experiência pessoal com o programa. Me inscrevi para um programa de mestrado na Action 1 - Erasmus Mundus Masters Courses (EMMCs) em que o programa inteiro é cursado no exterior, ao contrário de um programa de intercâmbio em que apenas parte do curso é realizado no exterior. 

Para escolher o programa fui no site do Erasmus Mundus na parte de mestrados (aqui) e olhei a lista de possíveis mestrados. Para facilitar, selecionei Health and Welfare como área e assim só os mestrados na área da saúde apareceram. Me interessei por: tropEd (European Master in International Health), EUROPUBHEALTH (European Public Health Master) e EMPHID (Public Health in Disasters). Descartei o EMPHID pelo tema, pois não era exatamente o que eu gostaria de estudar. Achei o tropEd bem interessante mas o programa exige 2 anos de experiência profissional em International/Global Health para candidatos de fora da União Européia. Ai complicou.

O EUROPUBHEALTH foi o mais adequado para o meu perfil de uma forma geral. Para me inscrever precisei, além de preencher os dados exigidos, dos seguintes documentos:
  • Comprovante de proficiência na língua do país escolhido (inglês, espanhol ou francês - cada um com seus requisitos específicos);
  • Histórico escolar e a tradução juramentada;
  • Diploma (ou declaração que irá se formar até o início do programa) e tradução juramentada;
  • Duas cartas de recomendação;
  • Uma redação com o tema "Motivation and Plans";
  • Uma redação com o tema "Extra Information about Yourself";
  • Passaporte.
Ps: Se for do interesse de alguém, posso falar o que abordei em cada uma das redações.

Enviada a inscrição (10 de Dezembro), resta só esperar... eternamente. Hoje saiu uma lista parcial de selecionados... bom, mais ou menos. No site da inscrição eles disponibilizaram a lista de alunos rejeitados e a de alunos não-selecionados. Felizmente meu nome não estava em nenhuma das duas listas mas isso ainda não me diz muito, só que passei da primeira fase. A lista oficial sai por volta de Maio e até lá não sei bem o que considerar. Afinal, teoricamente se meu nome não está em nenhuma das duas listas é por estar na lista de "selecionados", mas aparentemente eles agora classificam para determinar quais ficam na lista de espera e quais são chamados. 

Ou seja, até Maio ficarei neste limbo mas pelo menos a primeira parte já foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Série de Vídeos: Mestrado Erasmus

Como estou de férias no Brasil, resolvi usar o tempo livre para gravar alguns vídeos sobre a minha experiência deste primeiro ano no Erasmu...